terça-feira, 14 de junho de 2011

e, ae, ae, ae/ Êi, êi, êi, êi/ Ôôôôôôô


Música na Bahia, é um assunto que desenrola fácilmente, tudo favorece, não sei se é  a própria alegria ia do povo, mas a criatividade dos baianos quando o assunto é musica é sem limites.
Muitos pensam que a musica baiana se resume pura e simplesmente ao Axé,  Ritmo que muitas vezes se confunde com o próprio carnaval baiano, O axé foi entendido apartir  do hit de Luiz Caldas, que hoje é considerado o marco zero do gênero: “Olha a nêga do cabelo duro, que não gosta de pentear”...
O impacto foi tão grande que, fora do Nordeste, muita gente continua a chamar de “axé” todo tipo de música que toca no carnaval de Salvador – o que é um equívoco. Existem diferentes ritmos dentro do carnaval baiano, desde o samba-reggae dos blocos afro como o Olodum até o pagode baiano de grupos como Psirico e Parangolé.
Há quem diga que a musica baiana, não tem criatividade, e os hits atuais possuem letras ambíguas e com apelações sexuais, mas sempre há quem curta e faça a festa nas avenidadas da vida. E se depender dos baianos a tendência dessa criatividade é só (evoluir).
O baianizando acompanha essa evolução e mostra para você as musicas  que fizeram sucesso nos  onze  ultimos carnavais.
 Gilmelândia - Bate-Lata (2001)
No começo da década quem dominou as paradas do carnaval foi Gilmelândia, lembra dela, da banda Beijo?


 Ivete Sangalo - Festa (2002)
O hit que embalou a conquista da Copa do Mundo e trouxe o pentacampeonato para o Brasil também foi o que fez milhares de foliões dançarem muito em Salvador.


Babado Novo - Amor Perfeito (2003)
CLAUDIA LEITTE, hoje em carreira solo, ainda estava a frente da banda Babado Novo quando foi eleita Cantora Revelação pelo Troféu Dodô e Osmar, que elege os maiores destaques do carnaval de Salvador


Margareth Menezes - Dandalunda (2004)
Considerada pelo jornal norte-americano Los Angeles Times como a "Aretha Franklin brasileira", MARGARETH MENEZES recebeu uma indicação ao Grammy e é representante do estilo conhecido como samba-reggae.

Chiclete com Banana - 100% Você (2005)
CHICLETE COM BANANA é o rei absoluto do carnaval de Salvador. Tocando em cima do trio-elétrico desde o carnaval de 1980, a banda já emplacou muitos hits no comando dos blocos Camaleão e Nana Banana.
Jammil e uma Noites - Praieiro (2005)
Formada por Tuca Fernandes, Manno Góes e Roberto Espínola, a banda, também conhecida só como JAMMIL, agita Salvador desde 1994. O hit Ê, Saudade também pertence ao grupo.

Asa de Águia - Quebra Aê (2006)
No final da década de 80 nascia um dos maiores fenômenos da música baiana: o ASA DE ÁGUIA. Desde o início de sua carreira, a banda arrasta multidões no comando do bloco Trivela.

MC Creu - Dança do Creu (2008)
Em 2008, pela primeira vez, quem dominou o carnaval foi o funk carioca. O MC CREU fez os axezeiros incluírem seu funk no setlist dos blocos e do trio elétrico e fez o país parar para ver a "velocidade cinco" de suas dançarinas.

Ivete Sangalo - Vai Buscar Dalila (2009)
IVETE SANGALO entra mais uma vez na lista de hits do carnaval da última década. A canção Vai Buscar Dalila tocou em festas de país inteiro. Dizem por aí que a música faz referência à cocaína, conhecida como Dalila em Salvador
Parangolé - Rebolation (2010)
Anos após o sucesso do Harmonia do Samba, que ao lado do Psirico faz o famoso pagode de Salvador, o PARANGOLÉ emplacou nas rádios de todo país o pagode Rebolation.

Leva nóiz –Liga da Justiça(2011)
 O “foge, foge” da banda até então pouco conhecida, foi o grande sucesso do ultimo carnaval, com toda a sua criatividade de colocar Mulher maravilha, Superman e Coringa  entre outros personagens em uma só musica.
Agora só faltam 246 dias para sabermos a música do carnaval 2012. srsrs

O mais novo bafafa que corre por lá é a musica feita por um fã da banda Chiclete com banana. Roberto Kuelho, de 32 anos, a criou a música ‘Era Chicleteiro’. Após o roubo da Guitarra do vocalista Bell Marques.
“Levaram minha guitarra, depois devolveram, parece que o ladrão, era chicleteiro”, diz o refrão.


Veja o vídeo





Um comentário:

  1. Oi Graci, encontrei seu blog atraves de seu irmao...excelentes seus textos, parabéns!
    Que Deus continue a te abençoar, renovando sempre suas forças, já que Ele já te deu bastante assim como sua inteligência..bj

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Labels