terça-feira, 10 de maio de 2011

São João é na Bahia

Olá queridos leitores, hoje vamos falar sobre um assunto que deveria me deixar muito feliz, no entanto, esse ano falo com muita  saudade.
A Bahia é conhecida como a terra do carnaval, porém em junho acontece uma festa tão alegre, gostosa, e animada quanto a de fevereiro.
São 417 cidades em festa ao mesmo tempo. De Norte a Sul, não há um só município sem as músicas, as comidas e as bebidas típicas do São João.
As atrações e tradições que dão vida à festa, são bem diversas, vão desde grupos regionais até manifestações populares como a quadrilha, brincadeiras e comidas típicas também fazem do São João da Bahia, uma das maiores festas regionais do Brasil.

Ao contrário de outras festas religiosas, a exemplo do Natal, a gastronomia de São João é essencialmente brasileira. Ao invés de comidas importadas de países europeus, como é o caso das frutas cítricas, fazem parte da festa nacional o milho cozido, quentão, bolo de fubá, canjica, batata doce assada, dentre outras iguarias.

Além da culinária, outra tradição mantida são as quadrilhas - influência portuguesa dos corridinhos, uma dança típica cujos passos se assemelham à quadrilha. Para completar, há ainda os fogos de artifício, roupas juninas e brincadeiras como a cabra-cega, o quebra-pote e o pau-de-sebo.
A trilha sonora também é diferenciada, ao contrário do calor do axé no carnaval, no São João, o frio é curtido á base de muito forró e pé de serra.

3 comentários:

  1. E Vamos todos arrastá pé neste gande salão, que é a Bahia terra da felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Noooossa a foto fas comidas me deu uma baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaita fome! ;xx

    ResponderExcluir
  3. Graci o blog ta tudo de bom! as imagens deram fome [2]

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Labels